sábado, 22 de maio de 2010

Novos Craques - Jeffrey Bruma


Apresentovo-os hoje o último "Novo Craque" da minha rubrica nascer uma estrela. Se bem entender que vi uma craque excepcional aí sim posso abrir uma excepçao e coloca-lo aqui.

O jovem jogador de hoje trata-se de Jeffrey Bruma, holandês que milita actualmente no Chelsea. 18 anos, possante fisicamente impressiona pela classe, rápido, e maturidade. Descoberto pelo Chelsea na base do Feyenoord em 2006, Bruma rumou para Londres e vem alcançando resultados significativos nas categorias de base, sendo alçado recentemente ao elenco principal pelo técnico Carlo Ancelotti. O diretor de futebol Frank Arnesen conheceu Bruma quando ele ainda actuava pelo Feyenoord, com apenas 15 anos. Ao saber do interesse do Chelsea, o jovem central não hesitou em aceitar a oferta dos Blues. Como não tinha contrato firmado à época com a equipa holandesa – por lei, só é permitido firmar vínculo profissional com o clube aos 16 anos -, ele só foi para Londres após o verão de 2007, com um vantajoso acordo de quatro anos em que receberia cerca de 1 milhão de libras no total. Nada mal para a jovem promessa, péssimo para o Feyenoord, que não recebeu um tostão pela transferência. Mesmo actuando como central, Bruma tem como marca a versatilidade. Quando chegou em Stamford Bridge, ele também podia jogar como um volante que sai para o jogo ou mesmo de lateral direito, mas optou em se firmar como central. Normalmente joga de cabeça erguida e sem dar chutões desnecessários, é veloz e tem habilidade com o domínio de bola, algo incomum para um jogador de 1,86 m.
Além das comparações com o "colega" Terry, alguns jornalistas londrinos acham seu estilo de jogo semelhante ao mitico central do Manchester United e parceiro de Terry na seleção inglesa, Rio Ferdinand. Na Holanda, Bruma é figura constante nas seleções de base, quase sempre estando bem abaixo da faixa etária que a categoria permite. Está apresentado o último novo craque da rubrica a nascer uma estrela. Contudo fico aberto a sugestões para eventualmente mais algum novo craque que os leitores encontrem.

Sem comentários: