terça-feira, 1 de junho de 2010

Azul Total - Vilas Boas, O Homem Certo no Lugar Certo

Caros leitores do Filipe Futebol Total é lançada hoje mais uma crónica por do Azul Total por Pedro Silva autor do conceituado blog Mistica Azul. Obrigado, disfrutem e espero que gostem.

O Homem Certo no Lugar Certo

Já há muito tempo que defendo a ideia de que André Vilas Boas é o Homem certo para substituir Jesualdo. Em todos os outros espaços da Net Portuguesa, fui o primeiro a afirmar que este Treinador seria o Homem Certo no lugar certo. E porque digo tal coisa com tanta convicção?

Muito simples; porque este teve como seu Professor o Mítico Sir Bobby Robson. Tudo começou num elevador, onde o adolescente Luís André se cruzava amiúde com o vizinho Bobby Robson. A insistência e o conhecimento já revelado pelo jogo levaram o Inglês a promover a sua entrada no Clube Azul e Branco, então para as “escolinhas” da Constituição. Estávamos em 1995 e a evolução precoce deste fanático do FC Porto surpreendeu até o Adjunto José Mourinho, mas foi pela mão de Robson que Vilas Boas se enquadrou na estrutura.

A juntar a este importante pormenor (não esquecer que Robson formou Campeões como Mourinho e Inácio), existe o ainda mais importante facto de Vilas Boas ser Portista e conhecer muito bem os cantos á casa, dispensando desta forma o período de adaptação ao Dragão. Vilas Boas sabe portanto ao que vem e o que tem de fazer para alcançar o que todos os Adeptos e Dirigentes Portistas lhe vão exigir.

Mas continuando a analisar a sua evolução no Mundo da Bola, foi também o antigo Seleccionador de Inglaterra que lhe garantiu um período de aprendizagem no Ispwich Town, então treinado por George Burley. Bisneto do 1.º visconde de Guilhomil e neto de Margaret Kendall. André é fluente na língua Inglesa desde miúdo, pelo que foi com facilidade que em Largs, na Escócia, concluiu três níveis do Curso de Treinadores da UEFA. Em menos de dois anos completou a formação necessária para ser Treinador principal de um Clube da Liga. O que revela que este Homem é inteligente e sabe o que quer.~

Depois desta passagem por Terras de sua Majestade, Vilas Boas regressou então ao FC Porto. Obcecado pelo jogo, projectava-se para um cargo no Banco até nas horas vagas. Aventureiro e dominador das novas tecnologias, soube de uma vaga para o cargo de Director Técnico das Ilhas Virgens Britânicas e enviou um Currículo de candidatura. Impressionante ou não, este tornou-se Seleccionador aos 21 anos de idade.

È um Dragão perfeccionista que ficou célebre por ter feito um Relatório sobre o Newcastle que acabou nas Redacções dos Jornais. Foi em 2005, quando já trabalhava com Mourinho. O antigo adjunto de Robson fixou o seu nome e quando, contratado pelo FC Porto, encontrou este activo na estrutura da formação, nem hesitou em nomeá-lo para o Gabinete de Observação dos Adversários. Ainda antes dos 30, Vilas Boas ganhou Títulos Internacionais e conheceu o sucesso em Londres e em Milão, por entre constantes voltas ao Mundo para reunir informações para o “Special One”.

Depois desta aventura no Estrangeiro, eis que abandonou Mourinho e abraçou a carreira de Treinador Principal. O seu primeiro grande desafio foi a Académica de Coimbra que, na altura em que o André assinou o Contrato de Treinador Principal, estava completamente desfeita e os seus jogadores tinham perdido a alegria de jogar. A Briosa estava mal classificada e muitos davam a equipa dos Estudantes como a principal candidata á descida de divisão. Mas mais uma vez Vilas Boas surpreendeu, e com uma equipa que parecia condenada á morte, alcançou a permanência com a Briosa a jogar um futebol muito bonito e interligado entre todos os seus sectores. Uma tarefa hercúlea tendo em conta a qualidade mediana dos Atletas que compõem a equipa dos Estudantes de Coimbra.

È por estas coisas que fico um tudo ou nada atónito quando ouço os Portistas a afirmar que o Vilas Boas não tem experiência nem perfil para ser Treinador do Futebol Clube do Porto… Que querem mais? Que o Homem tenha sido “corrido” do Benfica? Deixem-se destas palermices. Vilas Boas vai trazer muitas noites de glória ao Futebol Azul e Branco. È o Homem ideal para promover a limpeza de balneário de que o Dragão tanto precisa e trazer organização a um Plantel que foi completamente desarrumado por Jesualdo e pela fome das Comissões dos Dirigentes da SAD Portista.

Orgulho-me de ter sido o primeiro a reparar neste Treinador e a falar nele como sucessor do Professor.

Actualmente o Vilas Boas é motivo de risota para os lados da Luz, mas também quem tem um Treinador que não sabe dizer duas frases sem dar uma série de calinadas e que de Futebol percebe pouco, não é de esperar que os Benfiquistas sejam capazes de se aperceber de que Vilas Boas é uma Estrela em ascensão.

The Blue One




5 comentários:

Mattos..paixaodabola.blogspot.com disse...

Uma coisa é certa, Villas Boas ainda não provou nada e não me falem da Académica , porque apenas fez o que muitos treinadores por lá fizeram...um lugar na Liga entre 0 10ª e o 16ª....mais especificamente o 11º lugar.
Reconheço que têm carisma e uma personalidade interessante, mas não se peguem muito à imagem de Mourinho, porque esse só há um e está no Santiago Barnabéu.....

Filipe Futebol Total disse...

Caro mattos,
Para já acho impossivel comparar qualquer que seja o treinador a mourinho.
Mas no futuro nunca se sabe.
Abraço

EK disse...

Agarrem o Pellegrini. O "sedutor" do Real..

Filipe Futebol Total disse...

Caro EK nao era de todo uma pessima ideia
Abraço

Pedro Silva disse...

Caro mattos, em alguma linha do meu Texto eu faço comparações entre Villas Boas e Mourinho? Leia o texto antes de comentar se faz o favor.

Agora vamos analisar a carreira de Mourinho segundo a sua lógica: Que era Mourinho e que ganhou este antes de vir para o FC Porto? E não me venha cá com a sua passagem pelo Leiria (equipa que este montou desde o inicio).

Mourinho não ganhou absolutamente NADA, foi humilhado por um tal de Celta de Vigo quando era Treinador do Benfica, foi Adjunto de Robson no Porto e "secretário" de Van Gall no Barcelona.

Será que um Treinador para ser treinador do FC Porto tem de ser um bronco que ganhou uma Taça Fantasma como a Intertoto?

Sejamos analistas e não adeptos quando debatemos este tema.

Ek, o caixote de lixo Português do Real Madrid é o Benfica e não o Porto.