sexta-feira, 2 de julho de 2010

Azul Total - Regressa quem???

Regressa quem???

Lucho Gonzalez deu uma entrevista muito recentemente ao Jornal Desportivo OJOGO, onde manifestou a sua vontade em terminar a sua carreira de Jogador no Futebol Clube do Porto. Eis que o primeiro comentário, da autoria de um Portista, que leio sobre este assunto salta á vista um “volta Deco” para além de que este adepto vê com bons olhos que El Comandante regresse ao FC Porto.

Confesso que apesar de ser Portista desde sempre e Sócio com Lugar Anual no Dragão, nunca entendi muito bem esta forma tão particular de pensar dos Adeptos do meu Clube. Basta um Jogador que tenha passado pelo Porto e que tenha marcado o Clube com boas exibições que quer terminar a sua carreira no Dragão, que os Portistas suspiram logo pelo seu regresso

Inclusive tal maneira tão básica de pensar já deu origem a uma Petição Online para que Deco regresse á casa que o lançou para o Mundo. È caso para se perguntar: Está tudo doido ou gostam de se passar por parvos?

Vamos por parte para ver se entendem. Porque ao contrário deste pessoal que não pensa eu tenho uma maneira muito simples de ver as coisas. Quando Deco estava no FC Porto, o Barcelona chegou a acordo com os Dragões para a sua transferência, mas antes de tudo se consumar o jogador Luso-Brasileiro teve de dar o seu consentimento. Deco aceitou ir jogar para a Catalunha pondo de lado o seu suposto “Amor ao Clube Azul e Branco”. Se Deco gostasse mesmo do FC Porto, nunca teria aceitado sair do Dragão fosse a que preço fosse e os Dirigentes Portistas não o podiam obrigar a sair dado que este teve um papel preponderante na conquista da Taça UEFA e da Liga dos Campeões. Em resumo, Deco saiu do Clube porque assim o quis e todas as suas declarações de “Portismo” não passam de areia que é atirada para os olhos dos Adeptos para que estes sintam carinho pelo Jogador e para que estes apoiem um eventual regresso ao Porto.
Ora sucede que este regresso implicará que o clube lhe pague o mesmo ordenado que aufere no estrangeiro, e todos nós sabemos que isto não é possível no FC Porto e em mais nenhum Clube Português. Tanto é assim que Deco já disse, por mais do que uma vez, que queria terminar a sua carreira de Jogador de Futebol no Brasil…. Coincidência, ou não, no Brasil os ordenados dos Jogadores já rivalizam com os Salários dos Jogadores do Chelsea e Real Madrid por exemplo. Mas que grande Portista me saiu o Deco.

O mesmo tipo de raciocínio pode ser feito com o Lucho e Anderson. Ambos saíram declarando o seu “Amor Incondicional” ao Futebol Clube do Porto, mas não hesitaram em assinar pelo Marselha e Manchester United.
Quer dizer, quando são bons e a idade lhes permite fazer grandes jogos, preferem sair mal alguém lhes acene com uns grandes maços de notas, mas quando a idade não lhes permite fazer exibições condizentes com o seu estatuto de grandes Jogadores (ou quando são atirados para um qualquer “armário” do Clube onde jogam e passam a ser presença assídua na Bancada), eis que se declaram Portistas e querem regressar a casa para gozar uma reforma dourada. E os Adeptos alinham nesta treta!!!

Meus caros, no Futebol, como tudo na Vida, todos tem o seu tempo e espaço e todos tem de ceder o seu lugar a quem vem atrás. Há uma máxima no Futebol que deve ser sempre recordada aos Adeptos que reza mais ou menos assim: “Os Jogadores passam, mas os Clubes ficam”. O simples facto de o Clube ser Imortal implica que se tenha de ter cuidado com a sua gestão, senão esta sua imortalidade perde-se. Entendam que o futebol Clube do Porto não tem capacidade para andar a pagar Reformas Douradas a Jogadores que tiveram o seu tempo e espaço no Clube.

Portanto, quando lerem e ouvirem declarações de Jogadores que passaram pelo Porto que dizem pretender terminar a sua carreira no Dragão, façam como o Mercador e virem a página para a realidade.

The Blue One


2 comentários:

mitaka disse...

boas,ja me tornei seguidor,faça o mesmo e puz no links tambem,obrigado e parabens pelo blog,ta mmuito bom tambem

Filipe Futebol Total disse...

Amigo Pedro de facto já nao pode existir jogadores a manifestarem amor ao clube quando o dinheiro fala mais alto.
Hoje em dia sao raros os casos onde isso acontecem.
De todos os posts excelentes que escreveu aqui para o blog este é sem duvida o melhor para mim.
Abraço