terça-feira, 25 de maio de 2010

"Vermelho Total" - O Benfica Renasceu

Inicia hoje uma nova rubrica á qual espero enorme sucesso. 3 amigos e cada um com o seu blog escreverao crónicas semanais e quinzenais. O primeiro é Manuel de Oliveira( autor do blog Blog de Manuel) ao qual quero agradecer a disponibilidade e a ajuda. Hoje fica a crónica do Benfica. Este espaço do Manuel terá o nome de "vermelho total".
Apesar de ser o clube com mais títulos no futebol português e de ser o que tem a maior massa adepta, deixou-se cair lentamente ao longo dos últimos 20 anos em que conquistou apenas quatro campeonato nacionais. Claro que houve também factores externos que levaram a isso, mas não vem ao caso agora.
Não só ganhou pouco, como gastou o que tinha e o que não tinha, entrando quase no abismo em termos financeiros.
A era Vale e Azevedo foi a mais triste do seu historial centenário.
Mas, enorme como é, conseguiu recuperar a credibilidade primeiro e a estabilidade depois.
Embora descurando em parte o investimento na equipa de futebol, o clube foi criando os alicerces para voltar a ser o monstro que já havia sido.
Esses alicerces foram no meu ponto de vista, a construção do novo estádio, a construção do centro de treinos e estágio e a criação da Benfica TV.

Criados estes alicerces, a direcção decidiu então apostar forte na vertente desportiva.
Claro que para isso teve de se endividar mais, mas quem não está endividado entre os maiores clubes de futebol, seja em Portugal, seja no estrangeiro. Felizmente as coisas saíram bem e o Benfica recuperou o ambicionado título de campeão.
Para mim e para a maioria dos benfiquistas, esta época não valeu apenas pelo título. Valeu sobretudo pelo renascer da mística, da paixão clubística. E isso foi visível ao longo da época com a chamada “onda vermelha” em crescendo que assustou os adversários e culminou com a conquista do 32º título, festejado efusivamente por milhões em todo o Mundo. Sim porque o Benfica é um clube não só de Portugal, mas também do mundo, como todos puderam ver nos últimos dias.
Apesar de tudo, alguns adeptos adversários, habituados que estão a ganhar facilmente nos últimos anos, talvez nem sempre da forma mais desportiva, mas isso ficará para outros posts, não acreditam que o Benfica veio para ficar. Pois continuem a pensar dessa forma que o Benfica e os benfiquistas agradecem.

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto uma grande época do Benfica. Agora terá que fazer face ás saídas de Di Maria e D.Luiz para manter o nível na próxima época.

Aproveito para dizer que o "portugueses no estrangeiro" anunciou a segunda entrevista exclusiva.. vê o video e vem dar o teu palpite em:

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/2010/05/24/anuncio-2%C2%AA-entrevista-exclusiva/

Cumprimentos,
Paulo Silva

Mattos..paixaodabola.blogspot.com disse...

Grande Manuel, Grande SL Benfica.
Crónicas deste tipo fazem ver a muita boa gente, que nós benfiquistas somos de facto diferentes e não temos problemas, nem traumas psicológicos em olhar para o passado recente para verificarmos o quanto evoluimos nestes ultimos anos e se hoje somos campeões em titulo, isso deve-se especialmente a esta enorme e inagualável massa adepta que de facto é a maior e melhor do mundo.
Outros deveriam tentar fazer este tipo de retrospectiva para descerem à terra e verificarem, que apenas são obra de casos e acasos da história que alguém forcou na base da coação e da manipulação.....
Força Manel / Força Filipe
Continuem na senda da informação de todos para todos e a comentar sem mordaças ...simplesmente exprimindo o que lhes vai na alma....