quarta-feira, 26 de maio de 2010

Azul Total - Cortinas de fumo

Nova crónica hoje no espaço dos meus 3 amigos. Hoje é Pedro Silva (participante do blog Mistica Azul). Obrigado antes de mais ao Pedro e disfrutem.

Cortinas de Fumo

Todos os Adeptos do Futebol em Portugal sabem que o Futebol Português tem muitas coisas anormais dentro da normalidade. Ainda aqui há dias o Jogador do Futebol Clube do Porto, de nome Falcao, afirmava que existem “coisas estranhas no Futebol Português”. As cortinas de fumo são umas destas coisas estranhas.

Estas famosas cortinas, que são muitas vezes utilizadas nos campos de batalha para confundir o adversário, também são muito utilizadas no Mundo do Futebol, e consistem em notícias ou opiniões públicas de Jornalistas e de Comentadores Desportivos que pretendem distrair a populaçao de uma verdadeiro caso que necessite de ser tratado urgentemente.

Tem sido assim desde que o futebol deixou de ser um Desporto de Cavalheiros para passar a ser um Desporto onde o dinheiro manda mais e consegue manipular a Comunicação Social de forma a que não se puna quem deva ser investigado e severamente punido.
No dia 21 de Maio, é posto a circular em todos os Órgãos da Comunicação Social Portuguesa esta notícia:
“Nove adeptos do Benfica foram, ontem, quinta-feira, alvos de busca e constituídos arguidos pela PJ por forte envolvimento em várias ameaças proferidas por telemóvel contra quatro árbitros de futebol da I Liga. Entre as vítimas estarão Jorge Sousa e Vasco Freitas. As presumíveis manobras intimidatórias contra os homens do apito ocorram em contextos de jogos do clube recentemente sagrado campeão nacional, na época 2009/2010.”

Muitos adeptos anónimos do Benfica, fazendo jus ao seu nome de bons Adeptos, insurgiram-se contra tal facto e exigiram que os presumíveis autores dos tais actos de coacção fossem investigados e punidos severamente se tal for necessário. Alias, este é o pensamento que qualquer Adepto de qualquer Clube deve ter perante tais casos de violência ou de tentativa de influência de resultados. O mesmo sentimento de repúdio e de encorajamento á investigação por parte dos Órgãos Competentes deve, a meu ver, ser levado a cabo pelos Comentadores de Futebol que semanalmente dão a suas opiniões nos mais diversos canais de televisão.
Mas não foi isto que eu vi no último Domingo… O que eu vi e ouvi no programa Tempo Extra, onde o Comentador Rui Santos passa uma imagem de isento no seu tempo de Antena, foi uma tentativa muito baixa e reles de desculpabilizar os actos destes tais adeptos do Benfica com uma frase que o Vice Presidente Portista disse ao antigo Presidente da Liga Hermínio Loureiro. Segundo o Dr. Loureiro, Adelino Caldeira disse mais ou menos isto: “Ou tiras o Ricardo Costa da Liga, ou nós fazemos-te a Vida Negra.”.

E Rui Santos logo se aproveitou desta frase para dar a entender que o Futebol Clube do Porto não foi despromovido á 2º Liga porque o Dr. Hermínio não o quis… E sabem qual é a Pena que se poderá aplicar ao Benfica se ficar provado que os tais adeptos ameaçaram os Árbitros e que estes são Sócios do Benfica? Descida de divisão… Mas sobre este assunto o Jornalista em questão nada disse, limitando-se a colocar esta frase do Caldeira na frente de todos, como se a desculpabilizar qualquer coisa que possa realmente ter acontecido.
Parece estupidez, mas não é… È assim que se criam as tais Cortinas de Fumo que desviam os olhares das Massas sobre um problema grave, como é o caso dos adeptos do SLB que estão a ser acusados de ameaçar Árbitros.
O caso das ameaças a Árbitros ANTES dos jogos do Benfica é que são VERDADEIRAS Coacções aos Agentes Desportivos e não frases feitas como a de Caldeira que foram ditas num jantar. Alias, para mostrar o quão ridículo este argumento do Jornalista é, deixo aqui uma ameaça: Ou o Leitor gosta desta Crónica, ou então eu vou-lhe fazer a Vida Negra. Se o Leitor se sentiu ameaçado e com Medo, então dirija-se á Esquadra mais próxima para ser motivo de risota…
O que os Comentadores devem fazer é chamar a atenção para os VERDADEIROS casos e problemas do nosso Futebol, e não criar estas patacoadas que apenas servem para criar conflitos e divisões.

The Blue One

9 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Caro Pedro Silva, não vi o programa, apenas um pequeno vídeo onde realmente Rui Santos fala na questão da coacção dum vice-presidente portista. Mas atenção, a descida de divisão por coação exige que quem a faça esteja ligado oficialmente a um clube. E mais, inicialmente falava-se em adeptos do Benfica mas no dia seguinte já eram dos três grandes.
Para finalizar, acha mesmo assim tão grave umas mensagens de texto de "jovens" adeptos, se comparadas com o que se ouviu nas escutas. Não queira você, mandar "cortinas de fumo"!
Cumprimentos.

Pedro Silva disse...

Caro amigo Manuel Oliveira, as Escutas, a frase da Vida Negra e tudo que de mau possa acontecer no nosso Futebol é aquilo a que eu apelido de "Normalidade da anormalidade do nosso Futebol".

Também existem umas escutas onde o Presidente do SLB escolhe Árbitros. Não são tão faladas e divulgadas porque? Por causa da tal "normalidade da anormalidade" ou porque é o Presidente do SLB?

A critica da Crónica que escrevi não é dirigida ao Benfica, mas sim à forma como este Jornalista faz as coisas. Porque ou "levam todos ou não leva nenhum". Ou o Rui Santos é mais isento para uns e para outros não?

Os Opinion Makers tem de ter muito cuidado com o que dizem e escrevem, porque estamos num País onde a ginástica mental não existe. O que reina é a preguiça de pensamento e o meu amigo sabe muito bem que entre Portistas e Benfiquistas (infelizmente) existe um enorme barril de pólvora e basta um esperto como este Sr. para acender o rastilho e dar mais força a uma guerra que a cada ano piora ainda mais.,

Espero que me tenha feito entender.

Cumprimentos e obrigado pelo educado comentário. É coisa rara nos tempos da Net de hoje.

Filipe Futebol Total disse...

Gostaria de agradecera voces os dois senhores: Pedro Silva e Manuel de Oliveira pela maneira civilizada e educada como tratam o assunto. Muito bem. Como disse o Pedro raramente hoje em dia existe tamanha educaçao.
Obrigado
Abraços

Pedro Silva disse...

Para concluir caro Manuel; ainda estou para perceber como é que elementos de uma Investigação "saltam" dos arquivos da Polícia Judiciária para o Youtube e companhia...

Isto é que merecia uma série analise e reflexão por parte de todos nós. Mas lá está.... Não interessa se calhar por não ser o Benfica o Clube visado.

Sabia que uns certos Jornalistas foram condenados ao pagamento de uma multa de 400 mil € por terem divulgado as escutas do Primeiro Ministro?

Então condena-se estes e não se condena-se quem colocou as Escutas do Apito Dourado na Net? Escutas estas que estavam devidamente guardadas na PJ? Não é uma grave Violação de Direitos de uma pessoa que não foi condenada em nenhum Tribunal?

Está a ver... São as tais Cortinas de Fumo. Destas coisas o Rui Santos não fala. Se fosse o Benfica o visado eu acredito que este falaria e durante meses a fio.

Cumprimentos mais uma vez.

Manuel Oliveira disse...

Caro Pedro, este não é propriamente o local próprio para "discutirmos" os podres do futebol português. Não sou tão "anjinho" para pensar que algum clube é totalmente inocente. Quanto mais não seja pela lei da sobrevivência.
Porém há uma coisa que nunca consegui entender. As escutas não são consideradas legais para efeitos de punição, OK! É crime serem divulgadas, OK! Mas, por esses motivos deixam de ser reais? Nunca vi um portista reconhecer que está errado, apenas vejo referirem-se à ilegalidade das mesmas e à forma como saíram a público.
Ah, concordo no que se refere aos fazedores de opinião. Existe muita porcaria por aí. De todos os clubes!
Cumprimentos.

Pedro Silva disse...

Caro Manuel Oliveira, como Portista não tenho problema nenhum em afirmar que receber Árbitros em casa, dar bilhetes de jogos aos Árbitros e ter levado a Carolina para os Corredores do Poder do Dragão foram um enorme erro por parte de Pinto da Costa.

E ainda existem uma série de criticas que faço à actuação do Presidente do meu Clube.

Mas como Adepto do Futebol também acho errado o Presidente do Benfica escolher Árbitros para a Final da Taça, oferecer Cristais aos Árbitros e ir à Cabine dos Árbitros no intervalo dos jogos.

O problema é que quando é o Benfica a fazer estas "coisas", é tudo normal, mas quando é o Porto é o Fim do Mundo.

Onde estão os defensores da verdade no caso do Presidente da Académica que foi condenado por ter cometido Actos de Corrupção? Onde estão estes no caso da Naval em que esta é acusada de falsificar Documentos?

Não vi ainda nenhum Benfiquista a admitir que Vieira esteve mal e que estes casos da Académica e Naval deveriam ter sido punidos e divulgados exemplarmente. Só lhes interessa quando é o Porto.

O mesmo tipo de lógica se aplica aos Comentadores.

Para terminar, como Cidadão e Jurista, vou sempre dizer que as Escutas são ilegais e que nunca deveriam ter vindo a público, porque o Tempo dos Julgamentos na Praça Pública já lá vão.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Afinal isto é uma rubrica sobre os 3 grandes ou sobre as ilegalidades do futebol?
Cumprimentos

Filipe Futebol Total disse...

Anónimo,
O post fica totalmente á escolha do autor, desde que tenha a ver com o clube em questao.
Neste caso fala nao da vertente desportiva mas nao deixa de ter a ver com o clube.
Cumprimentos

Manuel Oliveira disse...

Caro Pedro Silva, para que não sejamos alvos de críticas dos leitores, vamos finalizar o debate.
Se o presidente do Benfica esteve envolvido em algum acto ilícito, obviamente condeno.
Assim como condeno os presidentes da Académica e Naval. Tudo o que seja ilícito está mal. Sou pela imparcialidade sempre desde que todos joguem com as mesmas armas.
Se a opinião pública ou os comentadores não falam dos casos que referiu da Académica e Naval julgo que seja apenas porque ninguém repara nesses, mas claro que está mal. Só lemos ou prestamos atenção quando são os três grandes.
Cumprimentos.